Por: Poliana R. Damian
O Brasil possui grande diversidade de biomas e consequentemente uma grande variedade de frutas principalmente as silvestres. Estas frutas nativas possuem um potencial para consumo tanto in natura quanto em alimentos processados, sendo que em sua maioria, possuem compostos que beneficiam a saúde, como os carotenóides, vitaminas, minerais, dentre outros. Algumas das frutas nativas que se destacam no bioma da Serra Catarinense são as frutas popularmente conhecidas como Araçá vermelho (Psidium cattleyanum Sabine), Goiaba Serrana (Acca sellowiana (Berg) Burret), e Uvaia (Eugenia pyriformis Cambess).
O araçá- vermelho, que do tupi-guarani significa “Fruta que tem olhos” por causa das sépalas persistentes como cílios, possui uma polpa suculenta e ligeiramente azeda e rica em vitamina C. Esta fruta pode ser encontrada na mata atlântica da Bahia ao Rio Grande do Sul e é colhida nos meses de janeiro a março. A goiaba serrana, também vem do tupi-guarani e significa “Fruta verde”. Esta fruta é nativa do Brasil, Argentina e Uruguai e pode ser colhida de março a maio. O fruto oval possui casca verde e um aroma muito particular e apreciável. A uvaia é produzida entre os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, principalmente em pomares domésticos na serra catarinense e possui maturação entre os meses de setembro e novembro. Este fruto possui elevada acidez e alta sensibilidade.
Alguns dos produtos que podem ser obtidos a partir destas frutas nativas são conservas, farinhas, geleias, sorvete, polpas e sucos. Os discentes da disciplina de Atividades de Extensão I juntamente com docentes do Curso de Engenharia de Alimentos do IFSC Câmpus Urupema, puderam acompanhar a elaboração de polpa de araçá vermelho e de uvaia. Nesta oportunidade, observaram que a aplicação de etapas simples de processamento permitem a obtenção de um produto de qualidade e com maior vida útil que a fruta in natura. Algumas das etapas envolvidas na elaboração de polpas são a recepção, seleção, higienização, despolpamento, envase, além da utilização de métodos de conservação como tratamento térmico e congelamento. Ainda observa-se uma baixa comercialização de frutas nativas na Serra catarinense. Por isso, demonstrar as potencialidades da utilização das frutas nativas pode incentivar sua produção e consumo.
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos muito seu comentário! :)