Por: Jiully Santos
Atualmente a cerveja não é apenas um meio para se refrescar nos dias quentes de verão, ela também é uma fonte de vitaminas e nutrientes, de feliz ingestão e fácil digestão. Mas afinal, você sabe o que uma cerveja precisa ter para ser considerada boa? Hoje a gente vai te explicar um pouquinho sobre a composição dessa maravilha milenar.🍺
Tudo começa na escolha das matérias primas 💬
A lei de pureza alemã criada em 23 de abril de 1516 pelo Duque da Baviera, Guilherme IV, é uma regulamentação que serve para dizer o que obrigatoriamente uma boa cerveja deve ter. Graças a essa lei foi definido que a cerveja deve ter 4 ingredientes básicos:
📌Agua pura 📌 Lúpulo
📌 Malte 📌Levedura
Agora que conhecemos os insumos básicos necessários, você sabe qual o papel de cada um deles? Vamos começar nossa jornada nesse vasto universo cervejeiro te mostrando um pouquinho o papel de cada insumo.
Malte
O malte é um cereal que passou pelo processo de malteação, basicamente: os grãos são umedecidos, germinados, secos e torrados. O processo é necessário para a formação posterior de enzimas responsáveis pela quebra do amido presente no grão.
👀 Curiosidade: Atualmente a cerveja precisa ter pelo menos 20% de malte de cevada na sua composição.
LÚPULO
O Lúpulo é uma angiosperma, os cones que utilizamos para fabricação da cerveja são as inflorescências da planta. São os cones cheios de lupulina que dão a bebida seu amargor, aroma e propriedades antioxidantes. Atualmente existem mais de 100 variedades de lúpulo, elas variam principalmente com a concentração de alfa beta ácidos presentes na planta.Levedura
As leveduras são essenciais na produção cervejeira, sem elas não seria possível a formação de duas características registradas da bebida: o álcool e o gás carbônico. As leveduras utilizadas na cerveja são fungos unicelulares, durante a fermentação a levedura se alimenta dos açucares extraídos do malte, transformando-os em álcool e gás carbônico.
👀Curiosidade: As leveduras são essências na produção, porem, tome cuidado! Se a fermentação não for bem conduzida pode ocorrer o estresse da levedura, o processo é famoso por arruinar o sabor da cerveja.
Evidencias da fabricação cervejeira pelo mundo foram encontradas através dos séculos , existem registros em seis continentes diferentes que comprovam a produção de diversos estilos espalhados pelo globo. Ate hoje estudamos e apreciamos essa bebida que nunca saiu de moda, a final, todos os dias podemos aprimorar cada vez mais nossas receitas e ampliar a gama cervejeira!
🚨Experiência dos discentes: Os graduandos em Engenharia de Alimentos pelo IFSC-Urupema tiveram a oportunidade de conhecer de cada ingrediente usado na fabricação cervejeira. Graças ao projeto Serra Cervejeira os alunos foram até a loja Serena Brew Shop, onde podemos conhecer os insumos e materiais usados para a produção de uma boa cerveja. A experiência foi de grande importância para adquirimos conhecimentos práticos e adentrarmos no universo da produção cervejeira.
NACHEL, Marty; ETTLINGER, Steve. Cerveja Para Leigos. 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=_29uDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT26&dq=HISTORIA+DA+CERVEJA&ots=zAw5wFu0Cs&sig=PmQluWJRZ-9DqgfOOvL8qZcBK7g#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 21 jul. 2022.
VERONESE, Rodrigo. Lei da pureza alemã: como ela influencia na qualidade das cervejas? 2018. Disponível em: https://blog.famigliavalduga.com.br/lei-da-pureza-alema-como-ela-influencia-na-qualidade-das-cervejas/. Acesso em: 21 jul. 2022.
CERVEJARIA, Antuérpia. 8 diferentes tipos de malte. 2022. Disponível em: https://cervejariaantuerpia.com.br/8-diferentes-tipos-de-malte/. Acesso em: 21 jul. 2022.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é lúpulo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-lupulo.htm. Acesso em 21 de julho de 2022.
BREW, Central. Levedura para cerveja: entenda a sua função no processo. 2022. Disponível em: https://centralbrew.com.br/blog/levedura-para-cerveja-entenda-a-sua-funcao-no-processo/. Acesso em: 21 jul. 2022.
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos muito seu comentário! :)