Artesanal x Industrial

Por: Jiully Santos

Quando falamos sobre o tipo de fabricação cervejeira podemos ter dois processos: os artesanais e os industriais, como podemos ver, a diferença desses processos está clara em seus nomes. De forma bem breve o processo industrializado é onde a produção é feita em massa e em larga escala, já as artesanais são feitas de forma mais individual, geralmente cada mestre cervejeiro tem suas próprias receitas e tem sua assinatura no produto final. Mas você já conhece os detalhes dos dois processos? No post de hoje a gente vai te levar pra conhecer mais um pouco sobre como tudo acontece.


📍 Industriais 

Atualmente as cervejas industrializadas tem como seu principal ingrediente o malte de cevada, ocupando cerca de 60%  da bebida final, os outros 40% são compostos por cereais maltados e carboidratos. Dependendo da marca consumida a bebida pode conter também: corantes, estabilizante e também a essência ainda pode conter antioxidantes.      

Cervejas Industriais são conhecidas por serem uma experiência simples e acessível, possível de se encontrar em qualquer mercado. Sua produção em massa tem intenção puramente comercial, a ideia chave é incentivar os consumidores a consumir em grandes quantidades, sem se importar com aroma, cor ou precisar ter algum acompanhamento em especial.

A fabricação desse tipo de cerveja possui cinco etapas principais:

                 📎 Brasagem            📎 Filtragem
                 📎 Adega                 📎 Envase     📎 Pasteurização 

A duração dos processos depende da marca de cerveja mas geralmente ocorre de 15 a 30 dias.

Bebidas industrializadas são focadas no mercado, as industrias entregam um produto de fácil acesso e que pode ser consumido sem burocracia, sua embalagem é padronizada e seus rótulos são simples. 

👀Curiosidade: De acordo com o MAPA o Brasil possui cerca de  1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020.


📍 Artesanais

Cervejas artesanais são conhecidas por terem seus ingredientes escolhidos a dedo, dessa forma, a cerveja tem mais qualidade e adquire melhor os aromas e sabores. Os ingredientes usados na fabricação desse tipo de cerveja são selecionados e pensados para que no processo de fermentação e maturação sem a presença de produtos que acelerem qualquer fase do processo. As matérias primas mais utilizadas pelos mestres cervejeiros são: 

  
    📌 Lúpulo
       📌 Levedura
 📌 Água
 📌 Malte 

Graças a grande variedade de leveduras, lúpulos e diferentes tosta de malte, a  abundancia de estilos cervejeiros parece não ter fim. Existem cervejas artesanais para  todos os gostos, sabores, cores e aromas diferentes em cada estilo nascem com a possibilidade de dosar cada matéria prima usada na  produção. 

As cervejas artesanais são degustáveis e atendem o mercado de cervejas: aromáticas, coloridas e frutadas. Algumas característica das artesanais são extremamente marcantes:

  Tem cores diferentes ✔ 
   É encorpada ✔                                                                                                           
  Aroma intenso ✔                                                                                                         
  Sabor bem definido ✔
Elas se destacam por terem características únicas, com esse tipo de cerveja existe uma preocupação maior em atingir aromas e sabores diferentes, isso faz com que cada cerveja possa ser única. Todas as fases da produção são acompanhadas de perto pelo mestre cervejeiro, nem um aditivo químico é colocado para acelerar qualquer fase da bebida, desta forma, a fermentação ocorre no seu tempo e a cerveja ganha aspectos únicos em cada um de seus estilos.

👀Curiosidade: A luz do sol é prejudicial para cervejas artesanais, os raios ultravioleta oxidam os componentes da cerveja. É por isso que as cervejas são embaladas em garrafas marrons. 

A cerveja vem adquirindo fãs através dos séculos, por ser uma bebida versátil ela conseguiu seu lugar nos seis continentes. Ela se adaptou as culturas e foi globalizada de uma forma única, hoje podemos ver que tanto as artesanais quanto as industriais possuem seus pontos fortes e merecem ser apreciadas, dentro do mundo cervejeiro a variedade reina, mas todas tem peculiaridades e características que as tornam únicas.  


Boa produção!🍻


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referencias 

VERONESE, Rodrigo. 4 diferenças entre cervejas artesanais e industrializadas. 2017. Disponível em: http://blog.cervejarialeopoldina.com.br/diferencas-entre-cervejas-artesanais-e-industrializadas/. Acesso em: 27 jul. 2022.


STORE, Central Brew. Saiba qual é a diferença entre a cerveja artesanal e a cerveja industrial. 2022. Disponível em: https://centralbrew.com.br/blog/saiba-qual-e-a-diferenca-entre-a-cerveja-artesanal-e-a-cerveja-industrial/. Acesso em: 27 jul. 2022.


 MYTAPP. Cerveja artesanal e industrializada: qual a diferença? 2020. Disponível em: https://www.mytapp.com.br/cerveja-artesanal. Acesso em: 28 jul. 2022.


DECISÃO, Cervejaria. 4 diferenças entre cervejas artesanais e industrializadas. 2020. Disponível em: https://www.cervejariadecisao.com.br/diferencas-entre-cervejas-artesanais-e-industrializadas. Acesso em: 28 jul. 2022.







Comentários