Ale e Lager, os estilos primogênitos.



Por: Jiully Santos

Se você entrou no mundo cervejeiro agora  já deve saber que atualmente existem mais de 250 estilos conhecidos, mas você já se perguntou como essa variedade começou? No post de hoje a gente vai te guiar pelo inicio da nossa gama cervejeira, de onde elas derivam e como se iniciou a historia que faz sucesso a mais de um século. 


🍺Ale

Essa família cervejeira é fabricada em temperaturas elevadas (15°C a 25°C), por isso é conhecida por ter a fase de alta fermentação, que tem como característica fazer as leveduras (Saccharomyces cerevisiae) flutuarem até a superfície. Graças a elevada temperatura, a fermentação será feita em pouco tempo(cerca de uma semana). Esse método é o mais antigo que se tem registro, até meados do século XIX as Ales eram as únicas cervejas disponíveis.  

O processo de fermentação é quente e garante que as Ales tenha os sabores lupulados e frutados mais realçados. Dentro do estilo Ale nasceram diversas variações, algumas são:

                   📎Indian Pale    📎Bitter
                   📎Pale Ale        📎Strong Ale
                   📎as Porter       📎Brown Ale

Quando pensamos nas Ales algumas características vem a mente, esse estilo cervejeiro é muito conhecido por serem mais encorpadas, maltadas e mais alcoólicas. Generalizando, para uma cerveja ser considerada Ale ela deve: 

                                           📌 Ser encorpada            📌 Ter aroma e sabor mais complexos
                                           📌 Ser mais amarga        📌 Ser frutada e aromática

No inicio, as primeiras Ales tinham como caraterística principais: serem densas por conta da levedura, frequentemente possuíam pedaços dos grãos que foram usados na fabricação, possuía a coloração escura e o sabor defumado, por conta da secagem dos grãos no fogo. Com os avanços tecnológicos implantados ao longo das décadas as Ales não são mais todas escuras, defumadas e turvas, atualmente existe uma variedade enorme no segmento. Cores, sabores e aromas novos surgem todos os dias no mundo cervejeiro.

🔍 Mas o que acontece se usamos a levedura da Ale para fazer baixa fermentação?

Que a Saccharomyces cerevisiae em alta fermentação resulta em uma cerveja de sabor frutado e encorpado nós já sabemos, mas o que a acontece na cerveja se ela for submetida a baixa fermentação? Quando produzidas em baixa fermentação ocorre uma queda na produção de ésteres das leveduras, resultando em uma cerveja com sabor mais contido e que parece imitar o estilo Lagers.  

👀Curiosidade: Segundo Patrick McGovern (Arqueólogo da Universidade da Pensilvânia), os egípcios construtores das pirâmides recebiam por volta de 4 litros de cerveja por dia como pagamento. Há relatos de que era melhor consumir a cerveja do que as águas poluídas do Rio Nilo.  

🍺Lager 

Essa família cervejeira é fabricada em baixa temperatura (3°C a 10°C),as Lagers nasceram em meados do século XIX, quando foi inventada a baixa fermentação. A baixa fermentação originou-se quando os mestres cervejeiros da Baviera na Alemanha começaram a fermentar suas cervejas em cavernas nas montanhas que por coincidência tinha baixas temperaturas. A cerveja produzida pelos mestres cervejeiros durante o inverno Alemão ganhou um aspecto mais suave com aroma e sabor sutil, logo virou febre pelo mundo todo e até hoje é o estilo cervejeiro mais consumido pelo globo.

A Lager é conhecida por fazer uma baixa fermentação, ela fica armazenada cerca de 30 a 40 dias, esse processo faz com que a levedura (Saccharomyces uvarum) se instale no fundo do tanque de fermentação do inicio ao fim do processo, dessa forma a baixa fermentação acontece. Graças ao longo período em maturação, a Lager é dona de uma suavidade que raramente se encontrará em uma Ale. Dentro do estilo Lager nasceram diversas variações, algumas são:

 📎 Pilsen            📎 Premium Lager
📎 Bock 📎 Helles
📎 Vienna Lager 📎 Rauchbier

Quando conhecemos as Lagers, descobrimos que geralmente são cervejas de baixo teor alcoólico, gasosas e muito refrescantes. Generalizando, podemos dizer que para ser uma Lagers, ela precisa:

 📌 Ter o sabor maltado                        📌 Ter pouco amargor 
📌  Ter menos características frutadas 📌 Ser leve 

No fim dos anos 1800 a humanidade havia atingido seu primeiro bilhão de pessoas, o progresso estava em todos os cantos do planeta e a modernização de nossa sociedade estava em seu inicio, um dos primeiros passos para darmos inicio a fase de progresso foi a criação da refrigeração com gás comprimido, que levou conforto e comodidade para todos que possuíssem uma residência próxima a uma montanha de ar rarefeito ou lago congelado.

Com o advento da refrigeração a gás comprimido, os cervejeiros que podiam pagar pelo progresso conseguiam ter uma Lager de qualidade muito superior, agora era possível ter mais controle no processo de fermentação e maturação. Graças a refrigeração o longo processo de fabricação da cerveja também sofreu um efeito secundário: agora a cerveja era clara como um cristal.

🔍 Mas o que acontece se usarmos a levedura da Lager para fazer alta fermentação?

Agora que conhecemos o potencial da Saccharomyces uvarum em baixa fermentação, você já se perguntou o que acontece se usarmos ela na alta fermentação? O resultado é uma Lager com um sabor mais amargo com o aroma maltado e translucida. Um bom exemplo desse tipo de fermentação é o estilo Steam Beer, apreciada por cervejeiros do mundo todo.

👀Curiosidade: Os primeiros fabricantes de lagers frequentemente construíam suas cervejarias em terrenos montanhosos ou perto, para poder cavar adegas subterrâneas a fim de armazenar suas cervejas em um local frio.

Os estios cervejeiros nasceram a mais de um século atrás e até hoje vem arrebatando fãs pelo mundo todo, tanto na produção quanto no consumo. A cerveja esta presente na nossa cultura e nas nossas vidas, graças a ela podemos aprender e reinventar nossos trabalhos todos os dias. Começamos com a Ale, mas se depender dos mestres cervejeiros, nossa variedade de produção e consumo nunca terão fim!.



Boa produção! 🍻


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referencias

MUNDO, Cervejas do. AS ALE. 2022. Disponível em: http://www.cervejasdomundo.com/Ale.htm. Acesso em: 25 jul. 2022.


 CERVEJARIA, Campinas. Cerveja Lager e Cerveja Ale: conheça os tipos mais consumidos de cerveja. 2022. Disponível em: https://www.cervejariacampinas.com.br/blog/cerveja-lager-e-cerveja-ale/. Acesso em: 25 jul. 2022.


BEER, Science Of. Fermentação de cervejas: conceitos básicos e tipos de fermentação. 2022. Disponível em: https://www.scienceofbeer.com.br/br/post/-fermentacao-de-cervejas-conceitos-basicos-e-tipos-de-fermentacao#:~:text=Baixa%20fermenta%C3%A7%C3%A3o%20(Lager)&text=Essas%20cervejas%20eram%20produzidas%20durante,para%20a%20levedura%20Ale%20sobreviver.. Acesso em: 26 jul. 2022.


BEER, Bom de. Cerveja estilo Lager: conheça suas características e tipos. 2020. Disponível em: http://blog.bomdebeer.com.br/2020/01/os-estilos-de-lager/. Acesso em: 26 jul. 2022.



Comentários