Lúpulo: o tempero da cerveja

Por: Jiully Santos

Você já deve saber que o lúpulo "(Humulus lupulus L.) " é uma das principais matérias primas usadas na fabricação da cerveja, os cones de lúpulo são responsáveis por conter lupulina  que agregam sabor e aroma na bebida. No post de hoje a gente vai te apresentar para essa planta que esta no cotidiano de todo cervejeiro!.👋





🌲Lúpulo

O lúpulo é uma planta trepadeira que pode atingir até 10 metros de altura, sendo cultivada na Europa e na America do Norte. Essa angiosperma se desenvolve em temperaturas amenas (de 5°C a 22°C) e precisam de mais de treze horas de exposição á luz solar, elas  possuem sexos feminino e masculino mas na produção cervejeira só são utilizadas as fêmeas. Entre as propriedades da planta, podemos encontrar ações: afrodisíacas, analgésicas, antibacteriano, antisséptico, antiespasmódico, diurético, antitérmico, estimulante da secreção do leite materno, hipnótico, laxante, relaxante muscular, sedativo, soporífero. Os principais ácidos encontrados no lúpulo são os: alfa ácidos (garantem o amargor) e beta ácidos (possui propriedades antimicrobianas).

As inflorescências produzidas pelas fêmeas do lúpulo são as responsáveis por produzirem uma grande quantidade de lupulina (substancia rica em alfa ácidos e beta ácidos) por cada cone da planta. É graças a essa substancia que o lúpulo agrega sabor e aroma para cerveja, na lupulina nós também podemos encontrar: resinas, óleos essenciais, proteínas, polifenois e ceras. 

Atualmente existem mais de 100 diferentes variedades de lúpulo, as variedades se dão graças as diferentes quantidades de alfa e beta ácidos presentes na planta. As variedades mais comuns que são utilizadas no Brasil são:

📌Citra            📌Mantiqueira
📌Saaz             📌Brewer’s Gold
📌Cascade       📌Northern Brewer 

Mesmo o lúpulo sendo um dos principais ingredientes da cerveja, precisamos tomar cuidado com os possíveis off-flavors que essa matéria prima pode trazer para nossa bebida. Existem dois que ocorrerem com mais frequência, eles são o lightstruck (odor desagradável causado pela exposição do lúpulo a luz) e o isovalérico (aroma ruim atribuído ao lúpulo velho). 

Escolher a dedo o lúpulo que vai ser utilizado na sua cerveja garante a qualidade final da sua produção, existe uma variedade dessa angiosperma para cada estilo cervejeiro que você queira fabricar, a criatividade de cada mestre cervejeiro tem espaço para inventar e reinventar sua cerveja. Não tenha medo, no mundo cervejeiro cada criação e cada sabor tem seu espaço!.


Boa produção!🍻 



 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referencias 

CERVEJA, Instituto da. Afinal, o que o lúpulo faz realmente na cerveja? 2017. Disponível em: https://www.institutodacerveja.com.br/blog/n145/dicas/afinal-o-que-o-lupulo-faz-realmente-na-cerveja. Acesso em: 13 ago. 2022.

 CP, Cursos. Tipos de lúpulo mais comuns utilizados no Brasil. Disponível em: https://www.cpt.com.br/artigos/tipos-de-lupulo-mais-comuns-utilizados-no-brasil. Acesso em: 13 ago. 2022.


SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é lúpulo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-lupulo.htm. Acesso em 13 de agosto de 2022.

 BIER, Zehn. O QUE É O LÚPULO E SEUS BENEFÍCIO. 2019. Disponível em: https://www.zehnbier.com.br/2019/06/10/o-que-e-o-lupulo-e-seus-beneficios/#:~:text=Entre%20as%20propriedades%20do%20l%C3%BApulo,%2C%20sedativo%2C%20sopor%C3%ADfero%20e%20t%C3%B4nico.. Acesso em: 13 ago. 2022.


 

Comentários